Desvendando Fungicidas na Cultura da Soja

Desvendando Fungicidas na Cultura da Soja

O CURSO

As doenças causadas por fungos comprometem a sanidade das plantas e são as principais responsáveis pela baixa na produtividade a cada safra de soja.

Nesse curso vamos tratar sobre as principais doenças da cultura da soja, sobre a classificação e ação dos fungicidas, além das diferentes estratégias de controle químico para que você saiba qual adotar, seja mais assertivo na proteção da lavoura e tenha bons resultados. Esses e outros segredos sobre fungicidas na cultura da soja você descobre aqui!

 

4

Módulos

20

Aulas

2h18

Horas

 

PARA QUEM É O CURSO?

• Agrônomos e Técnicos Agrícolas

• Estudantes de Agronomia ou Técnico Agrícola

• Produtores Rurais

 

PROFESSORA

Dra. Carolina Deuner

Engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia.  Professora de graduação e Pós-graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua na linha de pesquisa etiologia e manejo de doenças em grandes culturas com ênfase em controle químico. Também é coordenadora do curso de especialização em Proteção de Plantas da UPF.



MÓDULO 1

Doenças na Cultura da Soja

Aula 1

Introdução ao módulo

Nesta primeira aula você terá um resumo do que será abordado durante todo o módulo, com uma visão geral sobre as doenças que podem ocorrer nas diversas partes da planta.

 

Aula 2

Doenças em germinação e emergência

Essa aula trata das principais doenças que ocorrem na fase inicial da cultura da soja: germinação e emergência. Quais as principais doenças e quais as características de cada uma? Isso você descobre na aula.

Aula 3

Doenças radiculares

As doenças que ocorrem na raiz da planta são geralmente de difícil controle e tem grande impacto na cultura. Nesta aula você aprenderá sobre as doenças radiculares consideradas mais comuns.

Aula 4

Doenças foliares, de haste, vagem e flor

As doenças foliares são as mais fáceis de controlar pois se tem para a maioria delas o uso de fungicidas. Quais as responsáveis pelas grandes reduções no potencial produtivo da cultura da soja? Esse tópico é abordado nesta aula.

 

MÓDULO 2

Classificação de fungicidas

Aula 1

Fungicidas: conceito, histórico e nomenclatura

Nesta aula você aprenderá sobre o conceito e histórico dos fungicidas, além das principais nomenclaturas utilizadas para esse grupo de defensivos agrícolas.

 

Aula 2

Classificação dos fungicidas, tratamento de sementes e de órgãos aéreos

Classificações introdutórias de fungicidas, tratamentos de sementes e de órgãos aéreos são os principais tópicos abordados nesta aula.

 

Aula 3

Classificações: mobilidade, modo e mecanismo de ação

Os fungicidas são principalmente classificados quanto à mobilidade, modo e mecanismo de ação. Nesta aula você entenderá sobre cada um desses grupos.

 

 

MÓDULO 3

Mecanismos de Ação de Fungicidas

Aula 1

Introdução ao módulo

Nesta aula você terá uma breve introdução dos tópicos que serão abordados durante todo o módulo. Nele são apresentados particularmente as características de cada grupo químico de fungicidas disponíveis no mercado.

 

Aula 2

Fungicidas: Conceito e mecanismos de ação

Na cultura da soja, existem mais de 50 tipos de doenças. A caracterização de cada uma delas, bem como, o conceito de fungicidas e seus mecanismos de ação são as temáticas dessa aula.

Aula 3

Mobilidade dos fungicidas e Benzimidazol

O entendimento sobre a mobilidade dos fungicidas é um aspecto determinante para a adoção da estratégia de proteção na lavoura. Essa classificação e o grupo químico Benzimidazol são discutidos nessa aula.

 

Aula 4

Carboxamida, Estrobilurina e Fenilpiridinilanina

Nessa aula a discussão é feita a partir dos grupos químicos Carboxamida, Estrobilurina, Fenilpiridinilanina.

 

Aula 5

Triazol, Morfolina e Multissítio Cobre

Triazol, Morfolina e Multissítio Cobre são discutidos na aula 5.

 

Aula 6

Multissítio Mancozebe, Multissítio Clorotalonil e considerações finais

O módulo 3 é encerrado com a discussão sobre Multissítio Mancozebe, Multissítio Clorotalonil e considerações finais em relação aos mecanismos de ação de fungicidas.

 

 

MÓDULO 4

Estratégias de Controle Químico

Aula 1

Área foliar, arquiteturas e tecnologias de aplicação

Esta aula aborda os desafios do controle de doenças na cultura da soja através da adoção de uma estratégia de proteção efetiva e relaciona brevemente os tópicos que serão estudados nas demais aulas.

 

Aula 2

Deposição e aplicação de fungicidas

A deposição e aplicação de fungicidas é um assunto de fundamental importância para o sucesso da estratégia de controle químico. Esses dois temas relacionados são apresentamos nesta aula.

Aula 3

Fungicidas: Ação, mobilidade e absorção

Nesta aula são expostos aspectos voltado à ação, mobilidade e absorção dos fungicidas na planta.

Aula 4

Análise de experimentos em campo

Esta aula aborda os resultados obtidos em campo sobre duas das principais doenças causadas por fungos na cultura da soja: Oídio e Ferrugem Asiática.

 

 

Aula 5

Resistência e controle

A aula 5 trata sobre sensibilidade dos fungos aos fungicidas e apresenta alternativas de manejo para doenças fúngicas foliares.

Aula 6

Ensaios no campo e perspectivas para a safra

A última aula do curso aborda os ensaios feitos em campo e passa um panorama do cenário esperado para a nova safra de soja.

 

Inscrições encerradas

Entre para a lista de espera para ser avisado quando abrir uma nova turma

DEPOIMENTOS

O QUE OS ALUNOS ESTÃO DIZENDO

INSCRIÇÃO

Desvendando Fungicidas na Cultura da Soja

Dra. Carolina Deuner

As principais doenças da cultura da soja, classificação e ação dos fungicidas e estratégias de controle químico para que você seja mais assertivo na proteção da lavoura e tenha bons resultados.

De R$ 489,00 por 320,00 ou em

12x de R$ 31,18

QUERO ME INSCREVER

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como assistir ao curso?

As aulas são 100% online, disponibilizadas em uma plataforma intuitiva e fácil de usar, onde você terá acesso aos vídeos das aulas e materiais complementares. O sistema conta com seção de comentários, ajuste da velocidade de reprodução e adição de notas pessoais ao vídeo. As instruções de acesso são enviadas ao seu e-mail após a inscrição.

2. Posso assistir pelo celular?

A plataforma multitela permite que você assista pelo computador, notebook, tablet ou celular smartphone.

3. Tem material complementar?

Sim. Na plataforma serão disponibilizados e-books para download em formato PDF, contendo o conteúdo das aulas de forma mais aprofundada, enriquecendo o processo de aprendizado.

4. Terei contato com colegas?

Se você quiser, sim. Cada vídeo conta com um espaço para comentários, que funciona como um fórum de discussão entre alunos e também com o professor.

5. Por quanto tempo terei acesso?

Você terá 2 anos (730 dias) de acesso ao curso, a partir da data de compra - mais que suficiente para assistir e reassistir às aulas quantas vezes quiser.

6. Quais são as formas de pagamento?

Ao adquirir o curso você pode optar por uma das 3 formas de pagamento disponíveis: Cartão de crédito, débito bancário ou boleto bancário. O pagamento parcelado pode estar disponível para compras em cartão de crédito, dependendo do curso que você escolher.

7. Porque as vagas são limitadas?

Os cursos possuem vagas limitadas para uma melhor experiência dos nossos alunos - considerando a interação nos fóruns, o contato com os professores e o atendimento do nosso suporte.

8. Adquiri o curso. E agora?

Assim que o pagamento for aprovado, as informações da compra e instruções de acesso serão enviadas para o seu e-mail. O recebimento pode demorar um pouco dependendo da forma de pagamento escolhida.

9. Posso compartilhar minha conta?

O compartilhamento de conta não é permitido. Ao fazer a inscrição você adquire um único acesso, exclusivamente seu. Em caso de compartilhamento sua conta poderá ser bloqueada, sem reembolso. Entre em contato para conhecer os descontos para grupos.

10. E se me arrepender da compra?

Esperamos que isso não aconteça, mas em caso de arrependimento você pode solicitar, dentro de um período de 7 dias, o cancelamento da compra e reembolso do valor pago. Você também pode entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, clicando no botão entre em contato ao fim dessa seção.

11. Como ganho certificado?

Após assistir todos os módulos do curso você poderá fazer download do seu certificado de conclusão. Na plataforma, clique no seu nome no canto direito da página e depois clique em ver certificado. Na página seguinte você poderá salvar, imprimir ou gerar um link compartilhável do seu certificado.

 

SUA DÚVIDA NÃO ESTÁ AQUI?